Criado pela UNESCO em 2004 o dia mundial de preservação do patrimônio audiovisual é uma data simbólica para a importância da salvaguarda, conservação e difusão de arquivos fílmicos para que as futuras gerações possam ter acesso à imagens de tempos passados. Os arquivos de filmes nesse sentido passam ser a “memória do mundo” e os governos e a sociedade civil responsáveis por preservar seus arquivos fílmicos, sejam eles artísticos, comerciais, documentais ou, até mesmo, domésticos.
O dia 27 de outubro é o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, uma data aprovada pela Conferência Geral da UNESCO em 2005, para chamar a atenção para a necessidade de se adotar medidas que estimulem e implementem programas de conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e para discutir a importância dos arquivos fílmicos para a construção da identidade cultural das nações.
A Semana da Preservação do Patrimônio Audiovisual surge como iniciativa do site Cinemateca Paraense para difundir e discutir com a sociedade as práticas e experiências em preservação, conservação e comunicação em arquivos de filmes. Em sua segunda edição o evento amplia sua programação com oficina, comunicações e mesas em parcerias da Rede Cultura de Comunicação, UFPA 2.0 e Lab Livre.
Realizada em novembro de 2013, a primeira Semana da Preservação do Patrimônio Audiovisual aconteceu no Museu da Imagem e do Som do Pará e no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com a uma oficina “Conservação e Restauro de Filmes”, lançamento do “Manual de Preservação de Acervos Fílmicos” e a Mesa “Preservação do Patrimônio Audiovisual” com Ana Lobato (professora de cinema da UFPA), Marco Antonio Moreira (presidente da APCC), Ramiro Quaresma (site Cinemateca Paraense) e José Maria Lopes (técnico do MIS-SP e TV Cultura-SP), que lançou o livro e ministrou a oficina e foi o grande responsável pela realização do evento pioneiro.
O tema desta II Semana de Preservação do Patrimônio Audiovisual é “Arquivos em Risco: muito mais o que fazer” e terá a TV Cultura do Pará, nosso grande arquivo de filmes em formatos magnético-analógicos, como centro das discussões e onde se realizará a oficina “Preservação audiovisual de formatos magnéticos-analógicos”, dias 29 e 30 de Outubro das 9 às 11h, com José Maria Lopes, técnico de preservação da TV Cultura-SP, que tem mais de 40 anos de atuação no setor de preservação do patrimônio audiovisual, e já passou pela TV Tupi, Museu da Imagem e do Som de São Paulo e hoje cuida do projeto CDOC da TV Cultura de SP.
As mesas e comunicações acontecem no Lab Livre, do projeto UFPA 2.0, onde realizadores, críticos e pesquisadores irão discutir pesquisas e propostas ligadas a preservação do patrimônio audiovisual e sua relação com os novos paradigmas da digitalização da informação e dos meios de criação e difusão de imagens. A programação de comunicações e mesas acontece entre os dias 28 e 30 de Outubro de 2014 de 15 às 17h, no Lab Livre/UFPA 2.0, com inscrições no site https://cinematecaparaense.wordpress.com/semana-de-preservacao-do-patrimonio-audiovisual/, com inscrições e participação gratuitas com emissão de certificados.
Programação
Oficina – TV Cultura/Acervo
Av. Almirante Barroso, 735 – Marco.
29 e 30/10 – 9 as 11h
“Preservação audiovisual de formatos magnéticos-analógicos”
com José Maria Lopes / TV Cultura-SP
Mesas e Comunicações
Lab Livre Travessa 3 de Maio – 1573, entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.
28/10 – 15h – Lab Livre
Comunicação “Museu da imagem e do som do Pará: lugar de memória e esquecimento”
Deyse Marinho, Museóloga
Mesa “Cinema expandido: múltiplas possibilidades do audiovisual”
Luan Rodrigues, Kauê Lima e Acilon Cavalcante (Mediação)
29/10 – 15h – Lab Livre
Comunicação “Olhos D´Água: da lanterna mágica ao cinematographo”
Eduardo Souza, cineasta e Pesquisador / Teaser do filme a ser lançado
Mesa “Dilema digital: arquivos de filmes e novas tecnologias”
Flávio Nassar (UFPA 2.0), Cláudio Alfonso (Lab Livre), José Maria Lopes (TV Cultura de SP) e Ramiro Quaresma (Mediação)
30/10 – 15h – Lab Livre
Comunicação “Cinemateca Paraense: Uma Cartografia do Cinema e Audiovisual”
Ramiro Quaresma, Professor e Pesquisador
Mesa “Formação do Olhar: Cineclubismo e Academia”
Vince Souza/Quadro a Quadro, Mateus Moura /APJCC e Marco Antonio Moreira/ACCPA (Mediação)
Ficha Técnica
Realização
Cinemateca Paraense
Apoio Institucional
Rede Cultura de Comunicação, TV Cultura-SP, UFPA 2.0, Lab Livre, ACCPA, Instituto Cultural Amazônia Brasil
Idealização / Coordenação Geral
Ramiro Quaresma
Museóloga
Deyse Marinho
Consultor em Preservação Audiovisual / TV Cultura SP
José Maria Lopes
Informações: (91) 8239 2476 / ramiro.quaresma@gmail.com