SOBRE O PROJETO

Nova Capa CP x

Uma cinemateca é uma instituição que tem como objetivo preservar acervos audiovisuais, pesquisar a história do cinema do qual é guardião e difundir estas obras cinematográficas para que permaneçam vivas para as futuras gerações. No Brasil existe como referência na América Latina na preservação e salvaguardo de filmes a Cinemateca Brasileira. Com 60 anos de existência ela guarda toda a história do cinema brasileiro desde os anos 1920 até os dias de hoje, reservas técnicas, pesquisadores, técnicos equipamentos de alta tecnologia, prédios novos, enfim é uma instituição de referência no Brasil e no Mundo. 60 anos de um trabalho que é impossível dimensionar os custos.

Aqui no Pará possuímos uma trajetória cinematográfica significativa desde os anos 1960 cujas obras estão em acervos como o Museu da Imagem e do Som do Pará e a própria Cinemateca Brasileira. Porém não é importante apenas preservar os suportes físicos, é necessário preservar principalmente a memória dos filmes, das realizações, de todos que participam do processo de criação de uma obra cinematográfica. Alguns pesquisadores e críticos já se empenharam nesse objetivo, porém sem ampla visibilidade ao cinema paraense para o grande público, deixando ainda seus criadores restritos a um nicho de conhecimento limitado, como festivais e mostras.

O ciberespaço, nesta perspectiva de expansão de conhecimento em redes hipermidiáticas, é o novo paradigma para o cinema e o audiovisual. Filmes e vídeos trafegam o ambiente virtual e modificam as formas de difusão. O site Cinemateca Paraense será então um veículo de intermediação entre os realizadores e o público em geral, e não apenas em obras, mas principalmente de memórias. Valorizando os criadores que apesar de toda uma cadeia de dificuldades conseguem fazer cinema, longe dos grandes centros nacionais, com escassos recursos e uma vontade sem tamanho de realizar suas obras. São desbravadores de ontem e hoje que merecem ter suas obras e histórias preservadas com todos os recursos tecnológicos contemporâneos.

Criado em 2008 este espaço democrático e colaborativo sem qualquer fim lucrativo é independente e sempre será, uma busca de uma pequeno grupo de obstinados em pesquisar, catalogar e difundir os filmes que trazem em suas imagens e sons as memórias do nosso lugar, preservando assim a história de todos e de cada um.

Ramiro Quaresma

Idealizador e Curador

6 comentários

  1. Caro Ramiro,

    Obrigado e Parabéns pelo seu trabalho. Que a perseverança more em você para manter suas iniciativas atualizadas e em constante proliferação.
    E que os organismos existentes, governamentais ou não, apreciem e apoiem constantemente movimentos pioneiros como este, de alcance amplo, limitado apenas pelo alcance da tecnologia em progresso…ad infinitum ou até nos matarmos… Mas que morramos com memória presente. Sucesso!

    Abs,

    Paulo Almeida

  2. Procurando referencias para meu trabalho de conclusao de curso, sobre a Serra Pelada e a memória de ex-garimpeiros da minha cidade que foram ao Pará, encontro este blog que me deixou deslumbrada,parabens a todos que tocam pra frente um projeto desse.Queria tambem que me indicassem algo sobre a Serra Pelada, pode ser produções cinematográficas,docs,videos,etc.Assim como trabalhos de amigos sobre a Serra se por acaso tiverem.Mais uma vez parabens,muito lindo esse trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s