BRUTOS INOCENTES

BRUTOS INOCENTES 1973 Belém, PA

[1º Episódio]

Direção, Argumento e Montagem: Líbero Luxardo
Roteiro: Líbero Luxardo e Geraldo Gonzaga
Fotografia: Roland Henze e Fernando Melo
Som: Júlio Luxardo
Cenários: Mário Luxardo
Canções: Indauê Tupã e Esse Rio é minha rua: Paulo André e Ruy Barata
Música: Paulo André Barata
Produtora: Líbero Luxardo Produções Cinematográficas
Distribuição: Embrafilme

Cor: colorido (Eastmancolor), 35mm, 95 min

Elenco: Zózimo Bubul, Rodolfo Arena, Eduardo Abdenor, Leila Cravo, Geraldo Gonzaga, Fernando Neves, Roberto Sores, Zélia Porpino, Iracema Oliveira, Hélio Castro, Cláudia Barradas, Raimundo Silva, Luiz Mazzei, Lenira Guimarães, Conceição Rodrigues, Maria Gracinda, Gelmirez Melo e Silva, Eunith Nauar.

{84F749BC-CDB5-48B3-BCB9-3D1BD2525C52}_brutosinocentes147Sinopse: 1- Num seringal na floresta amazônica, domina João Capataz, um negro forte e violento, que vive maritalmente com uma cadela. Entre os seringueiros, o mais infeliz é Inácio, cuja esposa fora espancada até morrer por três degenerados que tentavam violentar sua filha, que, traumatizada, perdeu a fala. O sonho de Inácio se resume em arranjar dinheiro para levar a filha a um médico na cidade. O destino ainda está contra Inácio e até sua filha lhe é arrebatada por João Capataz. Mas Deus acaba punindo Capataz e faz Inácio e sua filha ressurgirem para um mundo de esperança.

2- Um casal de caboclos, ainda jovem, tem um filho preto. O pessoal da aldeia culpa o eclipse da Lua, visto pela mulher grávida. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o casal traz o menino à cidade para acompanhar o Círio e consagrá-lo à Santa, certo de que assim ele mudará de cor. O que de fato acontece, mas apenas às vistas de quem tem fé.

Comentários: Filmado totalmente em externas na Fazenda Aquiqui, de propriedade do Sr. Michel Melo e Silva, situada no Baixo Xingu, é o último filme de Libero Luxardo (1908-1980) e seu único filme colorido.

9 comentários

      1. Solicitei dia desses e a cópia em película e o estado dela não permite ser projetada, tem risco de dano e é cópia única, tem que fazer telecine mesmo. A moviola seria uma opção pra visualizar pelo menos mas está quebrada. Nunca consegui assistir essa segunda parte, só vi algumas imagens.

  1. Obrigado Amigo, essa moviola quebrada já tentaram consertar? Sabe qual é o modelo? No CTAV tem gente para fazer manutenção. Eu mesmo tenho uma moviola aqui. Cinemonta Holandesa, também precisando de reparos. Abraços e Agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s