Festival Osga de Vídeos Universitários

O “Osga” é um festival de vídeos universitários que já vem sendo produzido desde 2005, e que começou com a finalidade de desenvolver os conhecimentos em edição não-linear (meio digital) de áudio e vídeo para alunos do terceiro semestre de publicidade e propaganda da Universidade da Amazônia. Seu nome é uma brincadeira feita com um dos maiores festivais de filmes do mundo, o “Oscar”, e simboliza, de uma maneira bem divertida, a “maior premiação de vídeos universitários da Amazônia”.

Esse concurso foi iniciado por alunos da UNAMA, até que os professores Ricardo Harada e Renato Malcher tiveram a ideia de institucionalizá-lo e transformá-lo em avaliação final de Computação Gráfica, no ano de 2005. No primeiro ano, houve mais de trinta inscrições, tanto de alunos que deveriam participar do processo avaliativo como alunos de outros semestres, que ficaram interessados em produzir seus vídeos.

No mês da apresentação, que é marcado sempre no final do semestre, uma vez por ano, os alunos se preparam para a divulgação do Festival com cartazes dos curtas que serão apresentados, chamando assim a atenção de outros alunos que também produzem os seus trabalhos para concorrer. Nesses últimos anos, já foram produzidos curtas metragens, documentários, animações e até filmes que usaram “Stop Motion”, técnica de animação onde são tiradas várias fotos, que quando colocadas em sequência, dão a ilusão de movimento, resultando em um trabalho muito interessante.

No dia da mostra, as torcidas organizadas pelos alunos, os convidados e os concorrentes se encontram para uma noite de muita diversão e apreciação dos vídeos produzidos que concorrem em categorias já pré-estabelecidas, que são: melhor filme, melhor direção, melhor edição, melhor produção, melhor campanha de divulgação, melhor desenho de som, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor figurino, melhor efeito especial, melhor cartaz e finalmente os prêmios mais esperados da noite, o de maior “mico” e melhor filme e as novas categorias: melhor documentário e melhor animação, que disputarão em categorias separadas.

No ano de 2009, o festival sofreu algumas modificações e foi aberto para outras habilitações como a de Jornalismo, que agora participa com vídeos produzidos durante o curso, reportagens e documentários, todos colocados em categorias específicas.

No ano de 2011, várias melhorias foram pensadas para promover ainda mais o conhecimento e a cultura na comunidade de alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia e a comunidade em geral. O Festival Osga de Vídeos Universitários da Unama contou com três dias de atividades voltadas para os alunos participantes e a comunidade em geral como palestras, oficinas, workshops e exposições de fotografias. Na premiação já realizada todos os anos, a novidade foi a escolha do melhor editor para receber um estágio em uma produtora de grande importância na região, a Imagem Produções. Nos eventos, parceiros distribuiram brindes e informação pertinentes ao curso.

Para a divulgação do Festival, além das mídias tradicionais, filmes animados foram produzidos pelos alunos para divulgação virtual e os cartazes, que fizeram a divulgação impressa. Nesse ano, focamos em convites para profissionais ligados à área com o intuito de promover troca de informação e demonstração de potencial dos nossos alunos para possível contratação ou estágios nas agências e produtoras de Belém.

No ano de 2012, daremos um grande passo para que o Festival Osga de Vídeos Universitários da Unama e a Universidade da Amazônia realizem o maior festival universitário da região: abriremos as inscrições para todas as instituições de ensino que tenham curso ligados às áreas do audiovisual e com várias parcerias entre as instituições de ensinos como a Universidade Federal do Pará – Curso de Cinema, para que haja um intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os alunos e profissionais da nossa região; faremos a premiação do Festival no Cine Olympia, cinema de grande importância nacional; traremos um apresentador para fazer a apresentação do Festival; realizaremos palestras, oficinas e workshops em conjunto com profissionais da área e faremos a premiação do melhor filme, diretor e editor em dinheiro, para incentivarmos, cada vez mais, os discentes à produção audiovisual.

Nossa missão: ensinar a linguagem cinematográfica para os alunos, por ser uma linguagem universal e que se encaixa perfeitamente no mundo da comunicação e outras áreas afins, em que os alunos possam desenvolver e praticar vários conceitos aprendidos em sala de aula.

Fonte: Festival Osga

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s