Linha do Tempo: 60 Anos de Cinema Paraense

Nos últimos 60 anos, o cinema paraense realizou uma significativa produção audiovisual. Grande parte deste acervo, realizado de forma independente, superou adversidades para inserir imagens e sons na linha do tempo do cinema paraense. Com o objetivo de evidenciar essa produção, o professor e mestre em Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ramiro Quaresma, idealizou a exposição Linha do Tempo: 60 Anos de Cinema Paraense. O evento inicia-se no domingo, 12 de junho de 2016, na Galeria Elétrica, localizada na Rua Frutuoso Guimarães, bairro Campina.

Entre os artistas presentes neste grande recorte histórico, estão cineastas como Renato Tapajós, Vicente Cecim, Flávia Alfinito, Priscilla Brasil e Mateus Moura. Um dos objetivos da exposição é divulgar suas obras para que elas alcancem um público cada vez maior.

Duração – O evento é aberto ao público e, para participar, não é necessário realizar inscrições. Após o evento de domingo, a exposição ficará disponível até agosto. Para agendar visitação à exposição nos próximos meses, basta enviar um e-mail para cinematecaparaense@gmail.com.

Origem – A exposição Linha do tempo: 60 anos de cinema paraense tem como referência a pesquisa para a dissertação de Mestrado em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da UFPA, do professor e curador Ramiro Quaresma.

Seu trabalho foi desenvolvido com base em uma cartografia do cinema paraense e propõe uma possibilidade de preservação digital do patrimônio audiovisual, utilizando como plataforma o site-blog Cinemateca Paraense, criado há mais de sete anos.

 

Acervo – A curadoria e expografia da exibição foram realizadas por Ramiro Quaresma e pela museóloga e também idealizadora da exposição, Deyse Marinho. Entre mais de 300 filmes pesquisados e 25 realizadores entrevistados, a curadoria selecionou cerca de 60 filmes a serem exibidos para a compreensão da trajetória da produção cinematográfica paraense.

Cinemateca Paraense – Uma cinemateca é uma instituição que tem como objetivo preservar acervos audiovisuais, pesquisar a história do cinema do qual é guardião e difundir essas obras cinematográficas para que permaneçam vivas para as futuras gerações.

O site, criado em 2008, é um espaço democrático e colaborativo, sem qualquer fim lucrativo. Nele estão obras dos mais variados artistas paraenses, uma busca de um pequeno grupo de obstinados em pesquisar, catalogar e difundir os filmes que trazem em suas imagens e sons as memórias do Pará, preservando, assim, a história dos paraenses.

Serviço:
Exposição Linha do Tempo: 60 Anos de Cinema Paraense
Data: 12 de junho de 2016
Local: Galeria Elétrica, localizada na Rua Frutuoso Guimarães, 602 – Campina.
Horário: 10h às 20h
Mais informações:  Site Cinemateca Paraense, Evento no Facebook.
E-mail para agendar visitações: cinematecaparaense@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s